A IOTA anuncia a separação do fundador David Sønstebø

A IOTA anuncia a separação do fundador David Sønstebø

Uma figura vermelha, que se destaca das demais figuras brancas. A imagem é uma metáfora para uma terminação.

A Fundação IOTA e o co-fundador David Sønstebø seguem seus caminhos separados. Os interesses fortemente diferentes entre a Sønstebø e o conselho de administração são as razões.

Foi uma decisão unânime do Conselho Supervisor de se separar do co-fundador David Sønstebø. Como a Fundação IOTA anunciou Bitcoin Pro em sua homepage em 10 de dezembro, „interesses significativamente diferentes“ levaram à decisão do Conselho Supervisor. O perfil de Sønstebø no website da Fundação já foi excluído. Não está claro se a Sønstebø continuará envolvida no projeto de alguma forma.

IOTA agradece Sønstebø

A declaração da Fundação IOTA continua:

„Foi uma decisão difícil, mas que deve ser tomada. Houve alguns casos em que as ações de David não foram coerentes com o que nossa Fundação representa e quer representar.

A IOTA omitiu detalhes na declaração por „respeito à privacidade de David“ e, ao mesmo tempo, reconheceu seus méritos para a Fundação.

Somos gratos a David por ter estabelecido este projeto. Ele tem demonstrado verdadeira liderança, espírito empreendedor e perseverança na perseguição de sua visão. Ele será lembrado para sempre como co-fundador da IOTA e nós apreciamos muito o que ele fez por nossa organização.

Sønstebø um espinho no lado da comunidade

Sønstebø fundou a IOTA 2015, um projeto „Internet das Coisas“, que é um protocolo de comunicação com o objetivo de segurança de dados e troca de valores. Ele foi co-fundador e co-proprietário da Fundação IOTA a partir de 2017.

Entretanto, o „comportamento impróprio“ do fundador não foi apenas uma fonte de irritação para a administração da fundação. Dentro da comunidade IOTA, também houve repetidas críticas ao comportamento de Sønstebø, por exemplo, no Twitter.

Anotado. Meu comportamento é profundamente alarmante e pouco profissional, inclusive o seguinte: que se foda sua mentalidade elitista pretensiosa.
– David Sønstebø (@DavidSonstebo) 5 de janeiro de 2018

Em Reddit, uma grande parte da comunidade se congratula com a demissão do fundador. Por exemplo, o usuário „4745454B“ escreveu sob o posto da IOTA na plataforma de mídia social: „Esta é uma boa notícia, alguns fundadores obviamente não podem crescer com o projeto“.

A IOTA está se preparando para o futuro e se envolvendo em mais e mais projetos. Por exemplo, a fundação anunciou recentemente que participará de um projeto no Chile para melhorar a eficiência dos dados e seu uso no campo da sustentabilidade climática.